fbpx
GTRES Metais Sanitários

O sifão é uma parte bem importante da pia, seja da cozinha ou do banheiro. Ele está sujeito a ações do tempo e maus cuidados, que podem ocasionar o vazamento de água pelo sifão. Saiba o que fazer quando isso acontece.

 

Um sifão comprometido e que causa vazamento pode trazer muitos problemas junto com ele. A vazão de água pode danificar móveis, estragar utensílios, entre outros. Porém, esse é um problema fácil de ser resolvido, e com uma manutenção permanente, também pode ser prevenido.

 

O conserto de um sifão com vazamento pode ser feito em casa mesmo, sem ter necessidade de algum auxílio técnico. O primeiro passo é identificar qual o possível problema que está fazendo com que o sifão vaze.

 

Identificando o vazamento

Há alguns motivos que podem fazer o sifão vazar água. Um deles é o mais comum, que é a falta de vedação e fixação correta do sifão com a pia e com a saída de esgoto. Para checar se é esse o problema, faça testes deixando a água correr livremente e identificando o local onde acontece o vazamento. Caso seja em um desses pontos, desligue a água, e reforce a vedação com uma fita veda rosca. Tome cuidado para usar a fita com as peças todas secas. Depois de vedar, conecte o sifão na pia e na saída de esgoto, colocando de forma bem firme para evitar novos vazamentos.

 

Caso você identifique que o vazamento está vindo de algum furo ou fissura do sifão, o melhor a se fazer é trocar a peça por completo. Você pode “remendar” o sifão com uma massa do tipo epóxi, porém é uma medida emergencial e de pouca duração, que serve para conter o vazamento até a troca da peça, que deve ser feita o quanto antes.

 

Como evitar futuros vazamentos?

Para evitar que os problemas de vazamento ocorram novamente, é preciso tomar algumas medidas bem simples. Caso precise trocar uma peça ou comprar uma nova, prefira sifões que sejam feitos de materiais mais resistentes, como ferro ou metal. Além de ter uma vida útil bem maior que os sifões de plástico, eles são mais resistentes e dificilmente apresentarão furos ou fissuras depois de muitos anos de uso.

Caso tenho o sifão de plástico, a melhor forma de prevenir futuros vazamentos é manter o sifão limpo e bem cuidado. Muitas vezes deixamos a manutenção desta peça pra depois, e no dia a dia mal lembramos de sua funcionalidade. Porém é muito importante que seja feita regularmente uma limpeza mais profunda no sifão, para evitar o acúmulo de materiais que possam enfraquecer o plástico e causar vazamentos.

Sempre busque qualidade e garantia ao comprar sifões e kits de instalação. Esse tipo de cuidado evita maiores dores de cabeça, e previne que problemas como vazamento e deterioração do sifão sejam frequentes na sua residência. Sempre prefira produtos com qualidade comprovada.