fbpx
GTRES Metais Sanitários

Esse é um problema que acontece com frequência, e pode dar uma dor de cabeça! Saiba as formas mais eficazes de prevenir que o entupimento da sua pia. 

 

Pia entupida é uma situação que ocorre bastante nas casas das pessoas. É um problema que pode ser simples ou muito complicado, mas independentemente do grau de dificuldade é uma situação bem chata de lidar. Quando esse entupimento fica acontecendo por diversas vezes, fica ainda mais chato.

 

Mas, você sabia que existem formas de evitar que a pia fique entupida? Pois é! Como os entupimentos são geralmente decorrentes de acúmulo de gordura ou de restos de alimentos no cano da pia, no caso da cozinha, algumas mudanças de hábitos dos usuários podem fazer com que isso pare de acontecer. 

 

Como ocorre o entupimento da pia da cozinha?

Antes de mais nada, é importante saber o por que a pia entope. Os encanamentos da maioria das cozinhas das casas foi feito exclusivamente para a passagem de água ou de detergente diluído. Porém, sabemos que no dia a dia isso não acontece e acabam caindo restos de alimentos, cascas, borra de café, gordura, entre outros resquícios no ralo. Esses dejetos vão se acumulando nas paredes dos canos, e com o passar do tempo, se acumulam a ponto de impedir a passagem de água, causando o entupimento. 

 

Antes de entupir por completo, é comum aparecerem alguns sinais de algo está errado, como o mau cheiro ou escoamento lento da água. Ao perceber qualquer sinal desse tipo, é recomendado que já se tome as devidas providências para evitar problemas maiores. 

 

Como evitar o entupimento da pia da cozinha?

O mais importante é sempre ficar atento aos hábitos que podem levar ao entupimento da pia, e repensar o que pode ser feito de diferente. Evitar que restos de alimentos fiquem na pia, sempre manter gordura e líquidos espessos longe do ralo. 

 

Existem redinhas e peneirinhas específicas para ralos de pia, que podem ajudar a evitar que sólidos cheguem até o ralo. É importante também conscientizar os moradores da casa a não jogar nada no ralo, e não usar como lixeira! Quanto menos resíduos foram jogados, menos possibilidade de entupimento. 

 

Sempre fique atento também a manutenção das tubulações. É importante agendar com frequência uma verificação completa de todo o encanamento da casa, como forma de prevenir esse tipo de acontecimento. 

 

Ajuste também uma rotina de limpeza, para evitar que haja algum acúmulo de resíduos nas tubulações. Uma boa forma de fazer uma limpeza mais profunda é usar água quente: ferver dois litros de água e despejar, ainda quente, na tubulação, pelo menos uma vez por semana. Outra dica é misturar vinagre e bicarbonato de sódio, que pode potencializar a limpeza.

 

Mudança de hábitos e um melhor conhecimento sobre os mecanismos da sua cozinha são a forma mais eficaz de evitar problemas!