A instalação de um vaso sanitário é simples, porém, possui algumas peças que são essenciais para o funcionamento correto do dia a dia. O anel de vedação é uma delas. Veja qual é sua função e como prosseguir a instalação correta.
O anel de vedação é utilizado para vedar e unir a saída de água do vaso sanitário à saída de esgoto, preenchendo o espaço entre o vaso e o tubo de esgoto. Isso garante que não haja vazamentos, tanto de água quanto dos gases e dejetos que vêm da descarga e do sistema de esgoto.
O anel é feito de ingredientes que possuem boa maleabilidade, mas que são firmes e resistentes. Isso facilita a instalação e promove uma vedação mais eficiente.
Anel de vedação com guia e sem guia. Qual a diferença?
Na hora de comprar o anel de vedação para ser usado em seu vaso sanitário, você pode se deparar com essas duas nomenclaturas: anel com guia plástica e anel sem guia.
A guia existe para facilitar a instalação, pois ela auxilia no posicionamento correto do vaso em relação a saída de esgoto. O anel sem guia possui exatamente a mesma função, mas precisa de uma atenção maior na hora de ser instalado.
É comum achar kits completos de instalação de vasos sanitários, como esses produzidos pela GTRES, que juntam todos os itens de qualidade em um só lugar, facilitando a compra e a instalação.
Como fazer a instalação do vaso usando a guia?
Instalar um vaso sanitário parece difícil, mas não é. Claro que é sempre indicado que se conte com ajuda profissional, mas se não for possível no momento, você pode seguir o passo a passo abaixo, que detalha como deve ser feito nesses casos.
- Caso sua obra tenha deixado sobra do cano PVC, que é a ligação para o esgoto, cortar essa sobra, deixando-o rente ao piso.
- Medir e marcar corretamente a posição onde será feita a furação, para que a saída da bacia fique centralizada com o tubo de esgoto.
- Realizar a furação no piso de acordo com as especificações de fixação contidas no vaso.
- Preparar o anel para ser instalado, retirando o papel de proteção.
- Colocar o anel de vedação centralizado na saída da cerâmica sanitária, após a limpeza, garantindo que ele está bem acondicionado e grudado no vaso
- Limpar o piso e posicionar o vaso de acordo com a marcação feita, centralizando-o em relação ao cano do esgoto.
- Pressionar a cerâmica contra o piso para garantir a acomodação do anel de vedação, garantindo a completa vedação. Antes de fixar, faça alguns testes para que tenha certeza que a vedação foi feita de forma assertiva.
- Fixar o vaso ao chão utilizando os parafusos de fixação, garantindo que o vaso não saia do lugar.
Conheça os produtos GTRES para auxiliar na instalação do vaso sanitário. Em caso de vazamentos ou dificuldade na instalação, sempre conte com a ajuda de um profissional qualificado para garantir o sucesso e bom funcionamento do seu banheiro.