fbpx
GTRES Metais Sanitários

Utilizar um aquecedor a gás pode trazer diversas vantagens, como economia na conta de luz e continuar usufruindo da água quente mesmo sem energia elétrica. Apesar do conforto proporcionado pelo equipamento é preciso tomar alguns cuidados.

Vamos pontuar algumas dicas que ajudarão a manter a segurança da sua família.

 

Cuidado com a instalação do aquecedor a gás

Caso o aparelho não seja instalado por um profissional habilitado, treinado pelo fabricante e que siga a Norma Brasileira 13103 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), você pode correr diversos riscos.

O primeiro problema que uma má instalação pode acarretar é ter água na saída de gás. Isso ocorre quando as conexões das entradas de água e gás são feitas de maneira invertida e o ponto de captação de água é conectado na entrada de gás. Isso pode fazer com que você e seus vizinhos fiquem sem fornecimento. Em casos mais graves podem existir vazamentos (causando intoxicação) e riscos de explosão.

 

Atenção ao kit de instalação que você adquirir

Ao escolher o fornecedor dos flexíveis, registros e demais itens necessários à instalação do aquecedor a gás, fique atento(a) à qualidade desses materiais.

Para garantir que você está fazendo a melhor escolha, certifique-se que a conexão de passagem de gás, por exemplo, atende à certificação do Inmetro e possui o diâmetro necessário.

As conexões de entrada e saída de água para aquecedor devem ser de metais que suportam a temperatura e de diâmetros compatíveis com os das conexões. O duto para exaustão deve estar com os terminais normalizados, sem restringir a passagem de gases de combustão e devidamente fixados.

 

Realize manutenções periódicas

Prestar atenção na chama do aparelho é um dos pontos principais no que diz respeito à manutenção do aquecedor a gás. Ela deve estar regular e apresentar coloração azulada. Caso ela esteja amarela, indica que a combustão não está acontecendo por completo. Quando ocorre a queima incompleta do gás – por problemas de manutenção ou falta de ventilação – há o risco de inalação de monóxido de carbono. Como essa substância não tem cheiro e nem cor, o risco de intoxicação é muito grande. Tome cuidado! Se não notar nada de anormal, é recomendada a realização de uma revisão a cada dois anos.

 

Caso surjam dúvidas no momento de adquirir seu kit de instalação do aquecedor a gás, pode entrar em contato conosco pelo e-mail contato@omniope.ind.br.
Ficaremos felizes em te ajudar!