GTRES Metais Sanitários

O tema de hoje é sobre entupimento da pia de cozinha – algo que pode ocorrer com bastante frequência, e chega a ser muito incômodo.

Existem diversos tipos de entupimentos, dos leves em que a água apenas demora a escoar pelo ralo, até os entupimentos totais onde a água simplesmente não desce de jeito nenhum. Mas, também existem diversas maneiras para desentupir as pias, como com o desentupidor de borracha (aquele de mercado), limpeza na caixa de gordura, limpeza do sifão da pia, soda cáustica, entre outros.

Porém, antes de tudo é importante entender quais fatores contribuem para o entupimento e quais são as melhores formas de evitar esta situação.

 

Por que entope e como podemos evitar?

Os danos são possíveis de ser minimizados desde o planejamento do escoamento. A escolha por tubos mais largos e a não curvatura em excesso da tubulação auxiliam para que objetos não grudem no cano e provoquem entupimento.

 

Leia também: Instalações hidráulicas seguras e eficientes

 

Outra forma de evitar a situação é o cuidado que deve se ter com o que é descartado no ralo da pia, como por exemplo os quatro inimigos a seguir:

  • Espuma do sabão: com o passar do tempo, a espuma sedimenta e se acumula com outros detritos sólidos nas paredes do tubo, podendo reduzir ou travar de vez o escoamento da água. Evite esta situação deixando toda a espuma escorrer para o ralo e, enquanto isso, deixe a água da torneira ligada por alguns segundos.
  • Pó de café: sabe aquele resto do pó de café? Então, ele costuma colar nas paredes dos canos junto com a gordura dos utensílios, formando um bolo grudento que a água não consegue ultrapassar. O ideal é sempre descartá-lo no lixo.
  • Óleo de cozinha: na hora de descartá-lo, coloque em um recipiente com tampa (tipo garrafa PET ou embalagem de vidro) e entregue à coleta seletiva ou postos de coleta (o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel). O mal descarte do óleo de cozinha, além de causar entupimentos da pia, dificultam a limpeza do esgoto nas estações de tratamento, pois não são diluídos em água.
  • Gordura e restos de comida: antes mesmo de chegar na caixa de gordura (que deve ser limpa a cada 6 meses), a gordura descartada na pia gruda na tubulação e faz com que os alimentos fiquem presos lá, dificultando a passagem da água.

 

Leia também: Caixa de gordura X caixa de inspeção

 

Outras dicas legais para não entupir a pia da cozinha é jogar os restos de comida em um lixo e retirar o excesso de gordura dos pratos com um pedaço de papel (para que a mesma não vá para o encanamento). Essas mudanças de hábitos ajudam a evitar entupimento da pia e a economizar água.

Também é legal tampar a entrada do ralo com uma rede ou peneira na hora do preparo dos alimentos. Assim, você evita que pequenas cascas, folhas, pontas de embalagens ou outros restos caiam dentro da tubulação e cause problemas no encanamento.

Outra dica é ferver 2 litros de água e jogar no ralo da pia da cozinha, tanto para evitar que entupa quanto para desentupir a pia da cozinha, fazendo com que a gordura desgrude da tubulação e vá para a caixa de gordura. Mas, preste atenção: não jogue água fria logo após jogar a quente. É preciso deixar os tubos esfriarem naturalmente.

 

Fonte: Higitec