fbpx
GTRES Metais Sanitários

Os vazamentos são comuns nas casas e empreendimentos, e trazem um prejuízo muito grande, tanto financeiro quanto para o meio ambiente. Há muitos casos em que os vazamentos são muito difíceis de perceber, portanto, é necessário estar sempre atento a qualquer indício, e fazer checagens periódicas.

Veja a seguir cinco tipos de vazamentos mais comuns, como eles podem ser identificados e como fazer para resolver de vez!

 

1 – Vazamentos nas torneiras

A torneira talvez seja o lugar mais fácil de verificar se há vazamentos, já que é fácil ver se ela está pingando ou com um fio de água. Se deixarmos a torneira gotejar, isso significa que em média, estamos desperdiçando 46 litros de água por dia! Caso seja detectado o vazamento, você pode optar por trocar a peça por inteiro ou apenas trocar a vedação da que você já tem.

 

2 – Vazamentos no vaso sanitário

Caso seu vaso possua a caixa acoplada, o jeito mais fácil de identificar vazamentos é pelo som. Abra a caixa e preste atenção se consegue ouvir algum som sibilante. Se ouvi-lo, há com certeza um vazamento na caixa. Faça uma verificação nos principais elementos para identificar onde está acontecendo o vazamento.

Caso seu vaso seja convencional, há uma forma bem curiosa de testar o vazamento. Pegue borra de café, e jogue no vaso. Ela deve ficar depositada no fundo caso esteja tudo certo, mas se ela se movimentar, é um alerta de vazamento. Nesse caso, chamar um encanador é a forma mais rápida de resolver.

 

3 – Vazamentos no chuveiro

Depois que fechamos o chuveiro, ele pode pingar continuamente ou em intervalos. A forma mais fácil de verificar é, logo depois que desligá-lo, deixar um balde embaixo. Coso depois de algumas horas o balde tenha acumulado água, o chuveiro está vazando. Esse é um vazamento fácil de resolver verificando as vedações do chuveiro e do registro, substituindo-o, se necessário.

 

4 – Vazamento nos canos alimentados pela caixa d’água

Para checar se tem vazamento nos canos ligados a uma caixa d’água, desligue o registro e tudo que possa usar água. Marque o nível de água na caixa, e depois de algumas horas, cheque se esse nível baixou. Em caso positivo, é um indício que há vazamentos. Para resolver esse vazamento, a ajuda de um encanador é essencial, já que ele pode estar em qualquer lugar, desde a própria caixa d’água, até em algum encanamento pela casa.

 

5 – Vazamento nos canos alimentados pela rede de distribuição

Para identificar se há vazamentos desse tipo, feche o registro e todas as torneiras ligadas a rede de distribuição da sua casa. Escolha uma torneira e abra, deixando todo o fluxo de água sair. Quando para de sair água, coloque um copo cheio na boca da torneira. Caso haja sucção do líquido no copo, é um sinal de vazamento. Chame um encanador para descobrir o foco e resolver o problema!

 

Vazamentos são um problema simples, mas que podem dar prejuízos grandes!

Sempre esteja atento aos sinais e faça checagens e manutenção regulares, garantindo assim o bom funcionamento do seu encanamento.