fbpx
GTRES Metais Sanitários

Começou o verão, e assim que os compromissos na cidade acabam, a vontade de descer a serra rumo ao litoral é grande. Quem tem apartamento ou casa na praia precisa tomar alguns cuidados para que os móveis e os metais da casa não estraguem com a maresia. Veja como você pode se prevenir desse tipo de problema no texto abaixo!

 

A maresia é um concentrado de gotículas do mar, que pairam no ar nas cidades litorâneas. Essas gotículas possuem cloreto de sódio e sulfato, que em contato com alguns materiais, causa corrosão. Quando misturada com a poluição no ar, comum nas cidades, se torna uma grande inimiga das construções. Esse é um problema recorrente para quem tem casa no litoral, e é necessário atenção e monitoramento constante para que não tenha surpresas.

Já na hora de construir ou mobiliar sua casa na praia, deve se ter atenção em todos os materiais escolhidos, desde o piso até o tipo de pintura utilizada. Materiais em madeira, plástico e em aços inoxidáveis são os mais indicados para utilizar nesse tipo de moradia. Porém, mesmo esses precisam de cuidados especiais.

 

Peças em metal

Peças em metal são as mais prejudicadas pela maresia e que precisam ser bem protegidas, caso não seja possível trocar por peças feitas em outro tipo de material. Dobradiças e parafusos são exemplos de coisas que parecem pequenas, mas precisam de muito cuidado em casas na praia. A recomendação é usar materiais como aço inox, e também usar pinturas especiais contra a corrosão. Utilizando algumas camadas de verniz protetor já aumentam a resistência desse material.

Em peças maiores, é sempre melhor preferir por versões em plástico, alumínio ou aço inoxidável, para evitar a ferrugem e a deterioração dos metais. A ferrugem é a grande inimiga dos materiais em metal, e caso seja necessário o uso deles, é muito recomendado o uso de materiais anti-oxidação para reforçar a proteção.

Conheça nossos produtos da linha G-CLEAN (fabricada em plástico), clicando aqui.

 

Impermeabilização

Outra ferramenta muito importante em casas no litoral é a impermeabilização. Como a maresia é basicamente água do mar, quando é feita uma boa impermeabilização das paredes externas, o alcance da maresia dentro da casa é bastante reduzido, o que por si só já ajuda a proteger os metais que estão dentro.

A impermeabilização deve também ser feita em itens de madeira. Uma boa camada de verniz especial já ajuda a madeira a não absorver as gotículas de água, tanto nos móveis quanto em piso, se houver. A escolha da madeira também é importante, sendo as de teca, ipê e maçaranduba as mais indicadas para esse tipo de construção.

 

Além desses cuidados mais específicos, cuidados básicos são essenciais para garantir a durabilidade de todos os materiais. Fazer uma limpeza regular da casa, para evitar o acúmulo de sais e de umidade nos itens de decoração e nos eletrodomésticos; revestir os móveis com tecidos quando não estão sendo utilizados, de preferência tecidos feitos à base de poliéster que repelem melhor a água. Tomando todos esses cuidados e prestando atenção nos detalhes, a maresia não irá trazer problemas, e você e sua família poderão ter férias no litoral tranquilas e sem dores de cabeça!