fbpx
GTRES Metais Sanitários

Uma das coisas mais chatas que existem é o barulho de uma torneira que está pingando. Além do som incômodo, o vazamento pode gerar grandes desperdícios de água. Veja como consertar de forma definitiva esse problema

 

Uma torneira que fica pingando, além de produzir um barulho bem chato, pode gerar uma grande perda de dinheiro, chegando a desperdiçar até 50 litros de água por dia! Nem sempre uma torneira pingando é só porque foi mal fechada, as vezes ela apresenta algum problema na sua estrutura ou na instalação.

 

O primeiro passo então é descobrir qual a real causa do vazamento. Para isso, verifique qual é o tipo de torneira que está vazando. Existem dois tipos – as comuns e as e ¼ de volta. Se a sua for comum, comece verificando a borrachinha de vedação da torneira: é bem provável que ela seja a responsável pelo vazamento, seja por estar desgastada ou por estar quebrada. Caso sua torneira seja do tipo ¼ de volta, ela não possui borrachinha de vedação, e sim uma peça chamada “reparo” que precisará ser substituída.

 

Como consertar o vazamento?

Antes de começar a trabalhar para consertar o vazamento, é preciso desligar o registro geral de água, para não haver desperdício. Se sua torneira for do tipo comum, retire o registro (a peça que aciona e desliga a torneira) e verifique a borrachinha. Se for algum problema nela, é simples – apenas trocá-la já resolve todos os problemas. O vazamento pode ocorrer também por que o registro está mal ajustado ou frouxo. Nesse caso, retire o registro (rosqueando para fora ou usando um alicate) e verifique se ele precisa de algum ajuste. Às vezes com uma pequena forçada no mecanismo do registro ele já fica mais firme e resolve o problema do vazamento.

 

Se o problema não for relacionado a essa peça de vedação, o mais recomendado é trocar a peça inteira da torneira – já que qualquer outro problema estrutural pode piorar o vazamento com o tempo. Vale mais a pena trocar por uma peça nova, sem avarias.

 

Já torneiras do tipo ¼, que não possuem a famosa borrachinha de vedação, devem ser consertadas de uma maneira diferente. É preciso desmontar a torneira por completo, até localizar a peça “reparo”. Com ela em mãos, você pode ir a uma loja especializada no assunto para encontrar um reparo idêntico ao da sua torneira, e realizar a troca. Existem também a possibilidade do reparo estar sujo apenas, então faça o teste com ele próprio após uma limpeza mais pesada, retirando o limo e a poeira que acumulam. Se somente com a limpeza a torneira parar de vazar, não é necessária a troca da peça.

 

Para garantir que a sua torneira tenha muitos anos de duração, invista em uma peça que seja feita com materiais de alta qualidade, duráveis, e com garantia de uso. As vezes vale muito a pena pagar um pouco mais por uma torneira que não vai dar problemas por muitos anos. Sempre leve em consideração a qualidade dos produtos que adquirir para a sua casa!

 

Quer conhecer mais produtos de qualidade para sua casa? Veja o catálogo da GTRES, todos os produtos com garantia e Seguro de Responsabilidade Civil Geral, válido em todo o Brasil.